sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

OBRIGADO, PAPA BENTO XVI!

Sobre a renúncia do Papa, com certeza, você deve ter lido muita coisa, algumas boas, outras, nem sempre das melhores... mas nós, como filhos de Deus, devemos saber agradecer a este homem que fez o que pode por nós, Igreja, grei do Senhor. Por isso, não optei por publicar nada referente a isso, enquanto notícia, mas simplesmente um vídeo que acredito que deva ser compartilhado e até copiado por muitos grupos. Não seria uma boa ideia se seu grupo jovem (ou de crisma) fizesse igual???
Vejam e compartilhem, curtam no youtube, favoritem o vídeo, vale conferir!
RECOMENDADÍSSIMO!



M U I T O   O B R I G A D O,   P A P A   B E N T O   X V I ! ! !

sábado, 16 de fevereiro de 2013

O ANIMADOR E A DINÂMICA



Algumas pessoas falaram comigo sobre a aplicação da dinâmica, qual era  a melhor, de que forma... respondendo a elas, decidi escrever o que se segue.

Não importa a situação, sempre que você, coordenador de grupo, animador de crisma, é chamado para dar uma palestra, sempre dá vontade de introduzir um momento de dinâmica porque sempre os jovens pedem que o grupo tenha mais dinâmica... isso pode ser entendido nos dois sentidos: tanto ele ser sempre diferente, sempre cheio de novidades, como realmente ele ter dinâmicas como as que eu publico no blog.
Mas qual dinâmica é mais apropriada para determinados momentos? Essa questão é sempre a primeira que se faz nessa hora, mas não é fundamental para que você tenha êxito. Na verdade o segredo para que o animador coordene uma dinâmica que funcione é o objetivo da sua fala! Aí então você, coordenador, animador, palestrante, enfim, poderá adequar a dinâmica e o resultado, certamente será positivo.
Não basta apenas fazer a dinâmica, mas fazer dela, uma parte importante da sua reflexão, já que notoriamente as pessoas gravam melhor algum momento, quando ele meche com todo o seu corpo. Portanto, a dinâmica por ela mesma não deve ser o mais importante, mas ela deve ser uma forma mais lúdica de passar a mensagem a que você se propôs.
Dado o recado, espero que seja proveitoso!
Abração :D

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

DINÂMICA: CALÇADOS TROCADOS

O animador pede que todos os integrantes do grupo, que devem estar em círculo, observem bem os seus pés e sintam os seus calçados neles... Depois, todos devem deixar seus sapatos/sandálias num canto específico, fora do círculo. E o animador deverá misturar os calçados.

Após isso, o animador pede que todos peguem os calçados que virem primeiro... não dever ser os próprios, apenas o que encontrarem... pode ser um par de calçados diferentes, de preferência.
O animador deve pedir que eles os coloquem, deixar alguns segundos para que eles percebam, como no início, os calçados nos pés e depois falem o que sentem (se estão apertados, folgados, se deram certo...)
Aí vem a parte em que o animador deve contar o que quer com aquela experiência...



[Quando fiz essa experiência, eu estava com um grupo de jovens que estavam se preparando para serem animadores de uma colônia de férias (http://ahfinalmente.blogspot.com.br/2013/01/aprendendo-ser-feliz.html). Naquele caso, eu falei para eles que em algumas situações eles teriam que fazer algumas coisas que eles não tinham se preparado antes, ou mesmo que n iriam querer, ou seja, teriam que colocar outros calçados, mas a necessidade iria exigir. Além do mais, é algo passageiro, depois voltariam p suas funções. E o trabalho na igreja é assim. Jesus nos chama a servir do jeito que for preciso... até ao ponto de var a vida de forma radical, como Ele mesmo.]