quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CF 2013 - MINHA OPINIÃO

Gente, não quero fazer "o crítico", "o pessimista revoltado", mas apenas expressar aqui minha opinião sobre a CF 2013, e a CF de modo geral.
Tenho grande respeito e admiro muito o trabalho da CNBB, que, ao longo da história do nosso país tem contribuído muito com as temáticas trazidas pelas Campanhas da Fraternidade. Quem não lembra de fortes momentos de fé que já viveu em sua comunidade por causa delas, ou mesmo momentos de crescimento humano ao ficar mais consciente sobre tantas realidades urgentes em nosso país?
Porém, acredito que a comissão da CNBB que cuida da CF deveria prestar mais a atenção para isso: Quaresma é tempo importante de oração e "volta a Deus", de pensar com contrição em se converter e fazer a passagem que a Páscoa propõe... Aí colocam uma música "animada", com solos de guitarra e um cartaz onde a moça está "suuuper feliz", sorrindo... Acredito que há certa contradição, se olharmos sob essa perspectiva.O hino até está com cara boa, o cartaz está "bonitinho", mas para tempo de QUARESMA, não sei não...
 Se a CF fosse iniciada nos meses de Setembro e Outubro, com certeza abriria mais frentes  missionárias, na minha opinião e não atrapalharia os tempos litúrgicos mais fortes [pronto, desabafei!]
Mas essa é só minha opinião.
Para quem achou que o que eu falei foi muito polêmico, ou achou que é isso mesmo, ou discorda, olhem aí do que eu tô falando:

CARTAZ:


LETRA DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013:

1. Sei que perguntas, juventude, de onde veio
Teu belo jeito sempre novo e verdadeiro.
Eu fiz brotar em ti desde o materno seio(Cf. Jr 1,5)
Essa vontade de mudar o mundo inteiro.

Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Eu tenho fome de justiça e de amor, (Cf. Mt 5,6)
Quero ajudar a construir um mundo novo.
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Para formar a rede da fraternidade,
E um novo céu, uma nova terra, a tua vontade. (Cf. Ap 21,1; 2Pd 3,13)
/:Eis-me aqui, envia-me, Senhor!:/ (Is 6,8)

2. Levem a todos meu chamado à liberdade (Cf. Gl 5,13)
Onde a ganância gera irmãos escravizados.
Quero a mensagem que humaniza a sociedade
Falada às claras, publicada nos telhados. (Cf. Mt 10,27)

3. Para salvar a quem perdeu a esperança
Serei a força, plena luz a te guiar.
Por tua voz eu falarei, tem confiança,
Não tenhas medo, novo Reino a chegar!
(Cf. Jr 1,4-10; Mt 3,2; 19,11-27)
VÍDEO ("Lyric"):


SÓ MAIS UMA COISA: Sei que esse blog não foi criado para EU FALAR SOBRE O QUE EU PENSO porque quero contribuir com as pastorais que mutas pessoas exercem que estão relacionadas à juventude, mas como o blog se chama "AH, FINALMENTE!", eu quis ser a "voz" de quem pensa mais ou menos parecido comigo e que nunca tinha ouvido ou lido sobre a CF sob este ponto de vista. Desculpem-me os que não concordam, mas essa é apenas minha opinião, valeu?
Até mais!

2 comentários:

  1. Concordo contigo, mas para mim a melhor solução seria lançar a campanha da fraternidade em outro momento do ano, para não sacrificar a alegria dos temas. Algo que sempre me aborreceu muito, já que toquei em muitas missas durante a quaresma, é que nos cds da CF sempre tem uma interessante variedade instrumental, mas nas missas sempre foi um problema o que pode usar ou não nas músicas. Há tempos eu acho muito fracas as Campanhas da Fraternidade...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Clarinha!
    Nem preciso falar mais nada!

    ResponderExcluir